sábado, 18 de março de 2017
Março já tem maior recarga de açudes em três anos
Ainda com duas semanas até o fim do mês, março já registra o maior volume de aporte para os açudes desde 2015. A recarga foi de 360 milhões de m³, um volume que chegou a praticamente todas as bacias do Ceará. Dos dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) desde 2015, o mês com maior recarga antes deste havia sido janeiro de 2016, com um volume de 290 milhões de m³ chegando aos reservatórios.
Março teve, até ontem, média de 144,7 mm de chuvas no Ceará. A recarga tem sido melhor que a de fevereiro, que encerrou com média de 155 mm e teve aporte de apenas 120 milhões de m³. Em março, as águas chegaram com mais intensidade aos reservatórios. Só na última semana, 80 açudes registraram aporte. Incluindo os maiores, como Castanhão e Orós.
Apesar disso, os maiores açudes permanecem em volumes abaixo de 10%, situação classificada como “muito crítica”. O Castanhão estava ontem com 5,61% da capacidade. Sem abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza desde o último dia 9, o açude Orós subiu de volume na última segunda, 13, e se mantém com nível de 9,84%. Já o Banabuiú segue em situação preocupante, com 0,6%.
Das 12 bacias hidrográficas do Ceará, nove tiveram melhorias no volume desde o início do mês. Uma delas, a do Coreaú, saiu de 31% para 44%.
O POVO solicitou, na manhã de ontem, entrevista com o presidente da Cogerh sobre as recargas dos açudes no mês de março, mas o gestor esteve em reuniões internas durante o dia.
THAÍS BRITO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário