sexta-feira, 31 de março de 2017

Correio nos Bairros - Adalberto Mendes de Mesquita



Bairro Padre Palhano: 22 anos


De Arroz a Bairro Padre Palhano. A área, antes de ser Bairro, era uma fazenda de nome Arroz. Com a necessidade de moradia para o povo, o prefeito José Parente Prado enviou um projeto à Câmara Municipal que aprovou a Lei nº 114/89 de 04/12/1989. Foram 13,37 hectares da Fazenda Arroz divididos em 1.465 lotes com 5×15 metros e doados às famílias sem moradias que de imediato começaram a construir suas residências. Os nomes que a nova comunidade recebeu:

Localidade Mucambinho no Bairro Sumaré;
Localidade Arroz no Bairro do Sumaré;
Pantanal do Sumaré (na época eram três pantanais: Do Sinhá Saboia, do Alto da Brasília e do Sumaré).
Nome oficial: “Conjunto Habitacional Prefeito Padre José Palhano de Saboia”. Hoje é o conhecido “Bairro Padre Palhano” com 27 anos de existência. O detalhe é que foram dados os lotes sem nenhuma estrutura básica. Após muitas moradias é que chegou ao longo dos anos: energia elétrica, água encanada e outros benefícios para a população.
Os equipamentos sociais da comunidade foram chegando com as administrações que iriam acontecendo.

A igreja de São João Batista construída pelo Padre João Batista Frota e benta por Dom Walfrido Teixeira Vieira, foi reformada, subiu o teto e construída uma torre do lado esquerdo, em junho de 2015; igreja inaugurada em 14/12/1997 Paróquia do Patrocínio. Passou para a Paróquia São José no Sumaré com a criação desta em 03/01/2014.

Saneamento, drenagem, pavimentação e asfalto;
Ponte sobre o Riacho Mucambinho para ligar acesso à Avenida José Ermírio de Moraes e BR 222;
Centro de Saúde da Família, sociólogo Herbert José de Sousa “Betinho”;

Escola do Município de Sobral: Padre Palhano e Maria José Santos Ferreira Gomes. Esta construída no local onde existiu o Clube do Muriçoca pelo prefeito Leônidas Cristino e inaugurada em 04/07/2009;
A Praça Gerardo Rodrigues Saraiva, frente à igreja católica da comunidade;

O Conselho Paroquial da igreja São João Batista;
O Centro de Educação Infantil “CEI” Ruth Cristino inaugurado em 01/07/2016 pelo prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto “Veveu Arruda”. Ruth Cristino era a Sra. Maria de Menezes Cristino. Ela era professora do estado. Trabalhou em Coreaú e depois em Sobral, na Escola José da Matta e Silva quando esta era pertencente ao estado, agora é do município de Sobral. A professora Ruth Cristino faleceu em 21/03/2009 quando Leônidas Cristino era prefeito de Sobral/CE. 

O nome do “CEI” foi um projeto do vereador Rogério Arruda, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Veveu Arruda.

O canal do Mucambinho, obra realizada pela prefeitura Municipal de Sobral. É um beneficio importante para o bairro;

Ruas do Bairro com nomes de Padres e Freiras e também dos antigos donos da fazenda Arroz;
A empresa Refrescos Sobralenses Ltda. – BR 222 Km 230 Bairro Padre Palhano. O Guaraná Delrio “o sabor das gerações” mais de 60 anos. Genuinamente sobralense.

Padre Palhano, sacerdote da Diocese de Sobral, secretário do bispo Dom José Tupinambá da Frota. Morreu novo, com 60 anos e 10 dias. Prefeito de Sobral: Deputado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário