Festa de seu jubileu sacerdotal - 50 anos |
O dia 26 de março é sempre bem lembrado pelo padre João Batista Frota, pois assinala o dia de sua sagração e entrega de sua vida à vontade do Senhor, havendo se tornado pastor de ovelhas e evangelizador de pessoas.
Não conheço mesmo dentre os seres mais virtuosos que já vi, um ser tão sublime, um homem com a alma esternada e com o interior repleto de bondade e amor ao próximo. Sua luta resignada para conter o terror da fome nos guetos de nossa região e sua feliz ideia da criação do Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, são até hoje reponsáveis pelo resgate social de centenas de famílias, milhares talvez, que foram salvas com o leite e que aprenderam a valorizar a raça de caprino da mesma forma como a vaca é valorizada na Índia.
Padre João foi ordenado em 1966, em Roma, firmando-se no Brasil dois anos depois e atuando nas cidades de Santana, Massapê e Sobral, buscando sempre unir fé a realizações práticas.
Em dezembro de 2011, foi agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) .Já foram agraciados, nomes como o de Herbert de Souza, o Betinho, o cardeal emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns e o padre Júlio Lancelotti, dentre outros.
Natural de Santana do Acaraú, o padre estudou em Sobral, Fortaleza e na Universidade Gregoriana em Roma, onde se ordenou em 1966. Depois fez experiência nos kibutz em Israel, onde trabalhou com os padres operários. Além de sua formação em Filosofia e Teologia (obrigatória de todos os padres), Padre Frota também estudou ciências sociais, alemão, inglês, além de formações específicas para Liturgia e para a área social.
Voltando ao Brasil, assumiu as paróquias de Nossa Senhora do Socorro (Massapê) e, depois, Nossa Senhora do Patrocínio (Sobral).
Em 1993, durante um período de estiagem criou o Projeto “Cabra Nossa”, iniciativa que visava entregar uma cabra leiteira a uma família carente. A família deveria usar o leite para alimentação, com cuidado especial para as crianças e idosos, dado o alto valor nutritivo do leite caprino. Ao final de um período, a família deveria passar um cabrito a outra família.
Ao final de cada ano, em parceria com a Grendene, o Padre e sua equipe missionária realizam a Campanha “Natal Sem Fome”, arrecadando alimentos para doação a famílias carentes.
Além dos serviços prestados, Padre frota também é escritor, já tendo lançado diversos livros. “Marcos de Esperança” (foto abaixo) reúne textos meditativos do padre em suas vivências, entre os anos de 1975 e 1994. Segundo a apresentação feita pelo padre, “MARCOS DE ESPERANÇA são balizas, setas apontando para um lugar mais alto, para um ‘amanhã diferente’.” (p. 8).
Opinião
Completando 51 anos sacerdotais, o Padre João Batista Frota continua merecedor do respeito e gratidão dos sobralenses por tudo aquilo que realizou.
Segundo a palavra de Jesus Cristo nos Evangelhos, “Não há prova de amor maior que doar a vida pelo irmão” (Jo 15, 13) e este termo pode-se aplicar à experiência pastoral deste grande pastor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário