segunda-feira, 27 de março de 2017

Audiência pública vai debater a violência sob a percepção da criança



A Comissão de Infância e Adolescência realiza audiência pública, nesta terça-feira (28/03), às 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, para debater os resultados da pesquisa “O que dizem as Crianças? - Uma consulta sobre violência a partir da percepção de crianças e adolescentes”. A iniciativa é do deputado Renato Roseno (Psol).

Promovida pela ONG Visão Mundial Brasil (VMB) e pelo Instituto Igarapé, a pesquisa foi desenvolvida entre setembro e março de 2016, em 12 municípios do Brasil onde a VMB atua.

O projeto foi realizado com 1.404 crianças e adolescentes, na faixa etária entre oito e 17 anos, com auxílio de um aplicativo denominado Índice de Segurança da Criança (ISC). Por meio da ferramenta, foi feito um mapeamento da percepção da violência de crianças e adolescentes em diferentes contextos e ambientes.

Segundo o deputado Renato Roseno, “a falta de dados subjetivos sobre como a violência afeta o dia a dia das crianças e adolescentes dificulta a implantação de ações e políticas de apoio e prevenção à violência no Brasil”.

Pensando nisso, o parlamentar propôs a discussão dos resultados do projeto, com o objetivo de articular encaminhamentos que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes do estado do Ceará.

Ainda de acordo com Roseno, “apenas uma transformação profunda das estruturas sociais pode possibilitar o desenvolvimento das comunidades, para a promoção da justiça e de melhores oportunidades para a infância e a juventude, de modo a garantir um desenvolvimento transformador e sustentável”.

Foram convidados a participar da audiência pública representantes do Fórum das Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Fórum DCA); Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará (REPI-CE); Instituto da Infância (Ifan); Pacto por um Ceará Pacífico; Unicef Fortaleza; Fundação da Criança e da Família (Funci) e Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará.

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário