99 anos de história de um historiador
O Correio da Semana aos 99 anos de existência, continua firme, tal qual as paredes dos edifícios que Dom José criou para a caridade aos sobralenses.
As páginas históricas, quase centenárias, esfacelam-se ante o furor do tempo, contudo, permanecem como principal testemunhas das ocorrências que constroem a vida sobralense desde a primeira edição, ocorrida num Domingo da Ressurreição, dia 31 de março de 1918, tendo com principal artigo a palvra do seu criador, Dom José Tupinambá da Frota.
Historiadores de todo o mundo ainda se interrogam acerca da grandiosidade das milenares pirâmides egípcias, sobre a forma misteriosa como foram edificadas... Enfim, eles não conseguem definir se foi verdadeiramente a mão humana que as produziu ou se elas são obras de ETs. No caso das obras de Dom José, as interrogações ficam por conta da grandiosidade dos projetos e de como eles puderam ser edificados num tempo de escassez de recursos, de tecnologias e mão de obra especializada. Dom José era um bispo e não um arquiteto; era um pastor e não o prefeito, no entanto nenhum prefeito até hoje fez o tanto de coisas que ele fez e que estão em funcionamento, inclusive a obra intelectual do Jornal Correio da Semana.
Por mais que a modernidade e as tecnologias nos encantem; por mais que as edificações nos causem admiração; por mais que a era android nos distancie dos livros e dos veiculos da comunicação impressa, apreciar a leitura do Correio de papel ainda é uma sensação insubstituivel, principalmente nos sobralenses.
Hoje comemoramos 99 anos da criação desse jornal que já é o mais antigo do Ceará em circulação. No próximo ano iremos comemorar seus 100 anos. Para tanto, desde já vê-se uma grande movimentação em termos da remodelação do impresso e de toda a estrutura que o contém, seja na parte física da oficina ou no diagrama.
O Correio da Semana inicia uma fase de preparação para sagrar seu centenário com merecido júbilo. É clara e transparente a transfiguração do jornal, que se adequa à modernidade gráfica, sem, contudo, abrir mão de seu princípio evangelizador. Essa é a grande prova de que o desejo do seu criador continua sendo respeitado e que o CS continuará pleno em sua essência de historiador sobralense.
Silveira Rocha
Artigo
"Os homens visionários vêem as coisas muito além da imaginação comum. Pensam o futuro em outra dimensão que não é a sua onde, ele vive. E estes homens assim, quando realizam feitos, suas obras na realidade ultrapassam o tempo, crescem em sua estrutura, agigantam-se em sua importância e servem a sociedade, dentro do contexto para as quais foram idealizadas.
Um homem de visão foi Dom José Tupinambá da Frota, que em 1918, fundou o Jornal Correio da Semana, que há 99 anos vem fazendo história e contando a história da notícia.
Criado para divulgar as coisas da Diocese de Sobral, o Correio da Semana passou por diversas fases em sua história. Acompanhou o apostolado do seu fundador, até seus últimos instantes de vida, serviu de veículo informativo para as ações do segundo bispo de Sobral, Dom João José da Mota, esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira, mostrou aos leitores a administração de Dom Aldo Di Cillo Pagotto e do profícuo trabalho evangelizador de Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B, hoje, Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó e Dom Vasconcelos atual Bispo da Diocese de Sobral.
Voltado para divulgar a linha pastoral diocesana, o Correio da Semana também se faz presente, aos grandes momentos sociais, acompanhando a evolução dos tempos, se adequando aos avanços da tecnologia e modernidade e satisfazendo à exigência dos leitores, que acompanham os fatos do dia-a-dia, de Sobral, da Região Norte, do Ceará, do Nordeste e do Brasil.
Escrito por Breno Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário